nefrite nos rins

Como funcionam os rins?

Os rins são dois grandes órgãos em forma de feijão, localizados na região lombar (costas). Dentro deles existe um novelo minúsculo de vasos sanguíneos, chamados glomérulos, responsáveis por filtrar o sangue, removendo os resíduos tóxicos e o líquido em excesso que, mais adiante, constituirão a urina. Num rim saudável, esse processo de filtragem ajuda a manter os glóbulos vermelhos e as proteínas na corrente sanguínea, evitando que passem para a urina.

O que é nefrite?

No Brasil, as nefrites são a terceira causa de insuficiência renal crônica, responsáveis por 11% dos em pacientes submetidos à diálise, perdendo somente para hipertensão e diabetes, respectivamente.

A nefrite (ou glomerulonefrite) é um termo utilizado para descrever um conjunto de doenças que causam uma inflamação dos glomérulos. Esta inflamação afeta a capacidade do rim de filtrar os resíduos tóxicos e o líquido em excesso, levando também à perda de proteína e/ou sangue na urina.

Entre as causas, as glomerulonefrites podem ter início diretamente nos rins , também chamadas primárias, e geralmente possuem características genéticas e/ou auto-imunes. Ou então podem serem secundárias à agressões (consequência) como: Infecções, uso de medicamentos tóxicos, diabetes mal controlada, neoplasias (câncer).

Os danos renais resultantes desta inflamação nos rins, com perda de proteína e/ou sangue na urina pode provocar cicatrizes nos delicados filtros que são os glomérulos, levando a inchaço, alterações da pressão arterial e, se não tratada adequadamente, insuficiência renal.

Tipos de Nefrite:

A nefrite pode ser aguda ou crônica. A forma aguda desenvolve-se subitamente, após algum gatilho, podendo ser uma infeção na garganta ou na pele, queda da imunidade, entre outros.

A nefrite crônica desenvolve-se de forma lenta e silenciosa, ao longo de vários anos e, muitas vezes sem apresentar sintomas até chegar à fase avançada.

Ambas podem levar à insuficiência renal, e devem ser acompanhadas com médico nefrologista regularmente para o tratamento mais adequado.

Causas de nefrite:

_ doenças auto-imunes , entre elas a mais comum é o lúpus
_ mutações genéticas
_ alterações do sistema auto-imune
– Infecções por bactérias (como Streptococcus) , vírus (como HIV, hepatites), protozoários (malária) etc.
– doenças crônicas como câncer , obesidade

Em alguns casos, para diferenciar o tipo de nefrite, pode ser necessária uma biópsia renal, para direcionar o tratamento mais indicado.

Sintomas:

– Diminuição da quantidade de urina;
– Urina avermelhada
– Urina espumosa
– Inchaço dos olhos ou das pernas;
– Aumento da pressão arterial;

Tratamento:

O tratamento tem como objetivo o controle da perda de proteína na urina através do uso de medicamentos específicos, redução do consumo de sódio e uso de diuréticos.
A depender do tipo de nefrite, pode ser indicado uso de medicações imunossupressoras para controle da doença e corticóides, quando indicadas pelo médico nefrologista.

Prevenção:

Cuidar da saúde como um todo ajuda a proteger a saúde do rim. Recomenda-se:

_ Cessar tabagismo ;
– Controlar o peso corporal;
– Controlar a pressão arterial;
– Praticar exercícios físicos regulares;
– Evitar o excesso de sal, carne vermelha e gorduras;
– Controlar o colesterol e a glicose;
– Não abusar de bebida alcoólica;
– Evitar o uso de anti-inflamatórios
– Ter cuidado com quadros de desidratação;
– Realizar, uma vez por ano, exames laboratoriais para avaliar a saúde dos rins: dosagem de creatinina no sangue e análise de urina;
– Consultar regularmente seu nefrologista;
– Não fazer uso de medicamentos sem prescrição médica.

Pacientes idosos, portadores de doença cardiovascular como pressão alta e pacientes com história de doença renal em familiares têm maior potencial para desenvolver lesão renal e devem ser avaliados periodicamente.

Procure um médico nefrologista.

Agende sua consulta aqui e falaremos mais a respeito.

Me siga no instagram e descubra conteúdos relacionados.

#nefrologia #nefrologista #consultorionefrologia #medicanefrologista #cynthiasimoesnefrologia

Agendar uma consulta