A dor nas costas afeta uma grande parcela da população, sendo uma queixa frequente no consultório médico. No campo da nefrologia, compreender as causas e diferenciações das dores nas costas é fundamental para um diagnóstico preciso e orientações assertivas.
Até 84% das pessoas experimentarão dor nas costas em algum momento da vida. No contexto nefrológico, as origens podem variar de condições renais, como pedra, infecção ou inchaço nos rins, a causas mais comuns relacionadas a questões musculares.
A dor nas costas é frequentemente associada a problemas osteomusculares, como contratura muscular, artrose, desgaste da coluna, bico de papagaio e má postura. Fatores como idade avançada, sedentarismo e obesidade desempenham um papel significativo. A coluna, sujeita a desgastes naturais ao longo do tempo, pode levar a dores, hérnias de disco, problemas no ciático e impactar na qualidade de vida.
A prevenção é fundamental e inclui o fortalecimento da musculatura lombar por meio de atividade física, pilates, fisioterapia, controle do peso, correção da postura (especialmente em trabalhos com movimentos repetitivos) e ajustes ergonômicos, como a altura da cadeira e do travesseiro.
No entanto, quando se deve procurar um nefrologista? As dores nas costas de origem renal tendem a ser unilateral (de um lado só) e podem estar acompanhadas por alterações na urina, como presença de sangue, dor ao urinar, redução no volume urinário ou febre.
Diferenciar entre a dor nas costas de origem muscular e renal é crucial na prática nefrológica. Recomendar aos pacientes a procura por um nefrologista em casos de dúvida pode garantir um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz, preservando a saúde renal e o bem-estar do paciente.
Lembrando a importância do médico nefrologista para o diagnóstico correto, para orientar pacientes adequadamente e oferecer informações fundamentais, garantindo assim a saúde e o bem-estar.
Entre em contato e agende sua consulta.
Me siga no instagram e saiba mais: https://www.instagram.com/
#nefrologia #nefrologista #consultorionefrologia #medicanefrologista #cynthiasimoesnefrologia